TEAM GUIA F.C. / RUASBIKE

nunosequeira-btt.blogspot.com é um blog sobre BTT onde coloco os rescaldos dos eventos onde participo.

RAID SERRA DE MONCHIQUE 2010



       No passado domingo dia 31 de Outubro, realizou-se o Raid BTT Serra de Monchique 2010 que para além da vertente lazer, foi 7ª e última prova a contar para a Taça Regional do Algarve de Maratonas BTT, onde eu não podia faltar, pois era um evento perto de casa.

     Num dia onde a chuva e o vento acrescentavam dificuldade á já difícil Serra de Monchique, a organização colocou á escolha dos 350 participantes 3 percursos diferentes, com as distâncias de 22, 47 e 60 km.

     O ponto de encontro e secretariado da prova, foi como já vai sendo hábito no Heliporto, onde às 9h foi dada a partida simbólica, para posteriormente ser dada a partida real no sítio da portela da Sernada, e aí teve inicio por trilhos e caminhos florestais em direcção a Ribeira Grande. No Poio do Açor, teve lugar a primeira separação de percursos, onde os atletas que pretendiam os 22 km seguiam em direcção a Malhões e os dos 47 e 60 em direcção às Taipas, onde se encontrava o 1 abastecimento e onde estava a RUASBIKE a dar-me apoio e também assistência técnica a todos os participantes. Passado o abastecimento, vinha a maior dificuldade do percurso, uma subida com 6km até ao sítio da Mesquita. Daí seguimos rumo á Cantina, onde se encontrava o segundo abastecimento tão bem recheado como o primeiro, onde se fazia a separação dos 47 e 60km. Os atletas que seguiam os 60km rumaram ao carvalho, para posteriormente voltarem á Cantina pela estrada da Caçapinha e ai se voltarem a unir os percursos. Dai em diante, foi um constante sobe e desce junto à estrada de Sabóia, para na Portela da Sernada subir em direcção á Portela das Eiras para entrar na mata do convento e percorrer os já habituais trilhos daquela mata que tanto deliciam os participantes. A chegada á vila foi feita no largo dos chorões através da escadaria do forno, onde estava a zona de meta.

     Para mim foi mais um excelente treino e ao mesmo tempo fazer uma comparação com o pessoal da competição. Percorri o percurso dos 63Km com um acumulado de subidas de 1900m, com o tempo total de 3:56min o que me dava o 23º lugar na Geral, 9º lugar Veterano A.

    O percurso estava muito bem marcado. Como o próprio nome indica “Serra de Monchique”, não se podia esperar uma prova fácil, ainda por cima com a agravante chuva e vento, foi sem dúvida uma manhã de puro BTT.

    O almoço foi muito bom, um evento sem dúvida a repetir.

Nuno Sequeira.





1º Raid Passeio BTT "Rota da Sardinha" AABV-BTT Bela Vista Parchal


       Esta semana foi o primeiro evento organizado pela Associação da Bela Vista - Na Rota da Sardinha.
       Passei á Guia para ir buscar o meu irmão, e lá fomos nós até ao Parchal. Fomos dos primeiros a chegar, o Tiago foi levantar os Dorsais enquanto eu fiquei a preparar as máquinas, entretanto chegou o meu Mister João e o André que ainda chegaram a tempo da foto da praxe, tirada pelos nossos amigos do BTT-TV.
      - Eu fui para os 60km, e pelo que tinha ouvido íamos apanhar muitas partes técnicas. A partida foi dada com um pouco de atraso.
         Parti no grupo da frente, quando passamos as fontes eu e o Paulo íamos isolados, só que enganamo-nos, o Rui e o Perna coelho chegaram-se a nós, logo a seguir nova paragem pois o portão de uma propriedade estava fechado, a partir daqui andamos os quatro juntos até chegarmos perto da via do infante, depois viramos á esquerda e voltamos a enganarmo-nos e ao voltarmos para trás já tínhamos sido ultrapassados por dois betetistas. Tivemos que aumentar o ritmo, apanhamos o primeiro classificado junto á costa, o Rui que seguia atrás de mim deu uma queda feia e parei para ver como ele estava (dedo da mão partido), continuamos juntos até ao final e numa luta saudável o Rui levou a melhor, em jeito de brincadeira até comentamos que estávamos empatados pois em Alcantarilha tinha ficado eu á frente numa luta parecida.
        Classificação final: 4º lugar, o quarto tem sempre um sabor amargo, mas é assim os meus parabéns para o Paulo que está em grande forma e para o Rui que depois de tudo ainda teve força para acabar em grande.
       O percurso era como se veio a confirmar muito técnico, talvez dos mais difíceis por onde andei mas era ao meu gosto, com passagem pelas fontes e junto ao mar em trilhos espectaculares só foi pena termo-nos enganado algumas vezes, não pelas marcações mas sim porque a visibilidade nos single treks é pouca devido á vegetação e quando vamos rápido por vezes esquecemos das fitas.
 Queria agradecer uma vez mais á RUASBIKE que tem sido incansável no meu apoio.
 Foi sem dúvida uma excelente maratona com paisagens deslumbrantes, no final um excelente almoço de sardinha assada, para repetir no próximo ano.
 Nuno Sequeira